Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte
Um dos lugares de lazer mais tradicional da família mineira residente na capital. O Jardim zoológico recebe centenas de visitantes diariamente. Lugar perfeito para passear com a família e conhecer um pouco da flora e fauna, tanto do Brasil, quanto de outros países, as variadas espécimes podem ser encontrada aqui.
O Jardim zoológico faz parte da infância de muitos cidadãos Belo-horizontinos, pois foi inaugurado em 1959, passando por longas transformações e adaptações. Alguns animais que habitaram no jardim, chegaram a ter fama internacional.
É um lugar que amo visitar, pelo cheiro de terra, de mata e sons dos animais que formam uma orquestra harmônica trazendo toda tranquilidade inspirada pela natureza. A única coisa ruim, é que em alguns fins de semana ou feriados, o jardim fica superlotado, perdendo um pouco da qualidade do silêncio, mas ainda sim continua agradável.
Em sua estrutura, tem estacionamento, aquário, jardim japonês, borboletário, jardim botânico, banheiros públicos e lanchonete com restaurante.
Algumas espécime de animais, tiveram a primeira cria em cativeiro, na América do Sul neste zoológico, como os gorilas, por exemplo.
Em 2011, o Jardim Zoológico foi promovido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais - IBAMA, da categoria “B” para a categoria “A” na classificação dos “jardins zoológicos públicos”.
O zoológico conta com serviços de pesquisas e trabalhos ambientais que contribui para aumentar o conhecimento das pessoas sobre as espécies da fauna ameaçada de extinção no Brasil e no mundo.
Funcionamento: aberto de terça-feira a domingo e feriados, das 8h30 às 16h com tolerância até 17h.


