Yola
Passagem da porta de Jade
Originalmente era conhecida como a Praça de uma pequena cidade, mas se converteu, juntamente com o passo de Yangguan, em uma das mais importantes da Grande Muralha, na sua fronteira ocidental, durante a dinastia Han (206 a.C. - 220 d.C.).
Está a 56 km ao noroeste da cidade de Dunhuang, no extremo ocidente de Corredor Hexi. Na antiguidade era a porta de entrada/saída fundamental do centro da China para as regiões ocidentais (e vice-versa).
No começo da dinastia Han, os hunos invadiam seus territórios constantemente. Os governantes Han fizeram uma tentativa fraca de se casar com uma das filhas das famílias imperiais dos líderes dos hunos, com a esperança de ganhar a paz temporária.
Quando o imperador Wu chegou ao poder, abandonou imediatamente a tentativa covarde lançando ferozes contra-ataques em grande escala. Por último, as tropas dos hunos foram obrigadas a retroceder. Com a finalidade de fortalecer a estabilidade da fronteira ocidental, esse imperador ordenou que fossem criadas as passagens Yumengua e Yangguan ao longo do Corredor Hexi. Mais pra frente, nessas duas entradas da Grande Muralha, começou a guarda da porta ocidental da pátria.
Yumenguan foi, principalmente, um ponto de encontro para homens de negócios, comandantes militares e embaixadores. O produto mais apreciado que entrava em direção ao centro da China, por aquela porta, era a pedra de Jade, dando o nome à porta, que, na tradução fica “Porta de Jade”. E foi um ponto relevante, na Rota da Seda, testemunha da prosperidade das transações comerciais. Da mesma forma que entrava jade, saía a peculiar seda do interior da China. Mas aspectos culturais também eram trocados, como a música, a religião e, dizem que as uvas, as romãs e nozes eram oriundas da zona ocidental.
Dois mil anos depois, o som das caravanas de camelos e o grito dos vendedores nos mercados desapareceram. Somente fica a estrutura em adobe, com duas portas e uma rampa, por onde comerciantes e cavalos acessavam o país.
Eu cheguei em uma excursão que o passeio estava incluído, mas é fácil, mesmo que leve tempo e saia caro, fazê-lo em táxi, por exemplo. Em minha opinião é melhor ir com excursão, porque inclui vários pontos interessantes em um único dia.
Ler mais
![](https://images.mnstatic.com/45/03/4503bdcd8d59ca192ddb786ca5a3e126.jpg?quality=75&format=png&fit=crop&width=65&height=65&aspect_ratio=65%3A65)
![](https://images.mnstatic.com/7c/05/7c055a2737477adc7dc72eac59be73ee.jpg?quality=75&format=png&fit=crop&width=65&height=65&aspect_ratio=65%3A65)
![](https://images.mnstatic.com/67/cf/67cfe8f1fc2ae874d1b4600deb40f302.jpg?quality=75&format=png&fit=crop&width=65&height=65&aspect_ratio=65%3A65)
+6