Josefina Grateron
Um lugar com lenda
Existem paisagens que parecem de outro planeta. São cenários naturais únicos, locais perfeitos para um filme de extraterrestres ou viagens de astronautas buscando outros mundos.
Uma dessas paisagens é a Fundição de Yay. É como ver uma maquete enorme do Grand Canyon.
Diz a lenda que ali havia uma cidade onde viviam fazendo festas, bacanais e orgias, inclusive nos dias santos. Um dia, passou por ali velho homem sedento que ia de casa em casa pedindo água e apenas uma jovem lhe abriu a porta e atendeu.
O velho disse à menina que ela devia fugir da aldeia porque ele era um mensageiro de Deus e que, pelo mau comportamento de seus habitantes, a vila seria destruída.
A menina o repetiu a todos os habitantes, mas ninguém acreditou nela. Então ela deixou a aldeia com o velho, que lhe disse que não se virasse para ver o que estava acontecendo, escutasse o que escutasse.
Ela estava correndo quando ouviu um estrondo enorme, girou-se sem pensar e seus olhos horrorizados viram como a terra se abriu e engoliu toda a cidade, sendo que ela transformou-se em pedra. A "Fundição" (o correto seria dizer "soterramento", mas é do domínio público e já se diz assim) é na verdade uma área geomorfológica formada pela erosão, um pequeno canhão desértico. Fascinante.
Ler mais