Nadar com o tubarão-baleia
Ao norte da península de Yucatán (México) existe uma pequena ilha chamada Holbox, isolada do mundo pela lagoa de Yalahau, onde o tempo passa lenta e pausadamente como nosso amigo "Dominó".
Dominó é como os habitantes chamam carinhosamente os Tubarões-Baleia (Rhincodon typus) pelos tons de sua pele que se assemelham aos pontos das peças do famoso jogo de mesa.
O tubarão-baleia é o maior peixe do mundo, podendo chegar aos 20 metros de altura e 12 toneladas de peso, obviamente estes são valores máximos, o habitual é ver exemplares dentre 8 e 12 metros.
Este fantástico animal, apesar do seu enorme tamanho, é um ser dócil que se alimenta de plâncton, pequenos peixes e lulas. Dado a seu enorme tamanho e sua dieta, a presença de pessoas nadando ou mergulhando a seu redor não lhe desperta interesse e quando nós o encontramos, ele simplesmente segue seu curso esquivando-se de nós (se nos acha em seu caminho), mas sem se alterar, por menor que seja, nem se distrair da verdadeira intenção, que não é outra coisa senão devorar plâncton.
A temporada do tubarão-baleia em Holbox vai de 15 de junho à 15 de setembro, sendo o mês de agosto o mais propício para avistá-los.
Para poder realizar o mergulho com os tubarões-baleia, saimos bem cedo de lanchas rápidas para sua localização. Durante a travessia, é bem comum avistar grandes raias e grupos de golfinhos, assim como grandes cardumes de sardinhas o atuns.
Quando você está no barco que te leva até o incrível animal, os guias e encarregados do tour vão te avisar de que, para mergulhar, há que ser de dois em dois para não assustar ou estressar o tubarão, e também advertem que se alguém tocar o tubarão respeitoso, não será mais permitido se jogar para nadar com eles. Isto, pra mim, é perfeito, sempre devemos respeitar a beleza natural.
Quando a lancha localiza os tubarões, ela fica em frente deles e as pessoas, em grupo de 2, se lançam na água para esperar sua chegada. Quando o tubarão alcança nossa posição, há que nadar junto dele todo o tempo que seu corpo aguentar, observando seus movimentos e quantidade de peixes que o acompanham limpando-o sob sua proteção.
Quando você contrata esta excursão com um preço alto (no ano de 2007 rondava os 250 dólares) da Playa de Carmen, os representantes de venda da excursão não asseguram que você aviste os tubarões-baleia, pois algumas vezes aqueles que o buscam, não o encontram, mas dessa vez tivemos BOA SORTE, vimos 14 tubarões-baleia e também golfinhos... Foi suficiente. Incrível e maravilhoso.
Se você se interessar nesta viagem, pode contratar um Tour muito completo que inclui esta excursão. Eles saem da Espanha e o endereço é:'https://www.yucatanextreme.com'