Área limpa e cuidada
Se o Templo de Debod é frequentemente uma grata surpresa para os visitantes de Madri, o ambiente no qual ele está localizado é ainda melhor: O Parque del Oeste é uma zona verde bonita e surpreendente em plena cidade.
É o lugar ideal, onde cada um encontra o que procura. Fiquei surpreso porque estava limpo e bem cuidado, nem um plástico ou garrafa pelas esquinas, o que é de agradecer. O que eu encontrei por todos os lados foram estátuas dedicadas a diversos personagens, como Simón Bolivar, Sor Juana Inés de la Cruz ou Miguel Hidalgo.
Outro detalhe peculiar é um desenho em relevo feito no chão , representando um mapa da península ibérica, e nele conseguimos ver (com um pouco de dificuldade) a silhueta da península, e as serras e rios mais importantes; os Pirineus aparecem imponentes na zona norte da representação. Dá a sensação que o buraco que representa o mar antes estava coberto de água.
Passeando pelo parque podemos ver também uma vereda botânica, um lindo roseiral, um Centro de aves e também o Teleférico de Madrid, situado no Paseo Pintor Rosales. Outra maneira de entrar no parque é através da estação de ônibus e metrô de Moncloa.
Para terminar, um detalhe que me chamou a atenção: das 23h da sexta-feira até às 6h da segunda-feira a área do parque fica restringida só para o uso de pedestres e bicicletas, por isso as ruas que durante a semana são dos carros, nos fins de semana e feriados se transformam em um lugar seguro para andar de bicicleta ou jogar bola.