Leo Araújo
O ponto mais alto de Visconde de Mauá
Visconde de Mauá é um destino cheio de de belezas e atrativos que talvez não consigam ser visitados nem mesmo se ficássemos uma semana inteira no local. Quando chegamos a Vila de Mauá são muitas as opções de roteiros, espalhados entres as vilas e vales da região, cada um com sua especialidade.
O Vale do Alcantilado é conhecido por suas cachoeiras, o das Cruzes pelo seu paredão e acesso ao Pico das Agulhas Negras e o Vale do Pavão que é o ponto mais elevado de Visconde de Mauá. Este vale guarda em seu interior também belas cachoeiras, dentre as quais as mais conhecidas é a do Maribondo que forma um belo poço e é bem visitada durante a alta temporada.
O vale guarda ainda outras cachoeiras formadas pelo Rio Pavão e dos Cristais que descem pelo vale (como o Poço das Antas e das Esmeraldas). O trajeto não é muito fácil e apenas a parte que chega perto das pousadas (o vale guarda belas e retiradas pousadas no qual o contato com a natureza e a vista são espetaculares) tem a pista em boas condições para veículos de passeios, sendo recomendado o uso de 4x4 a partir do quinto quilômetro.
Para dar mais tranquilidade, sugiro a contratação do passeio nas vilas, que contam com veículos apropriados e guias que conhecem a região. A entrada é a primeira pavimentada a esquerda, depois da segunda ponte no sentido Visconde –Maringá e seja qual for seu roteiro, vale a pena conferir a localidade.
Ler mais



+3