Ilhas Flutuantes
Uma das principais atrações de Puno é visitar as Islas Flotantes, em Uros. São ilhas artificiais construidas pela população local sobre o lago Titicaca. Os nativos constroem essas ilhotas para viverem e morarem nelas.
A existência das Islas Flotantes se dá desde a era pré-colombiana, quando um povo denominado Uros desenvolveu esta forma de habitação em busca de maior segurança.
As ilhas são feitos à base de totoras e é preciso constante trabalho de manutenção para assegurar a flutuabilidade das ilhotas, onde os residentes pescam, caçam pássaros e exploram o turismo com passeios guiados e venda de artesanato.
Para chegar até as Islas você pega um barco na cidade de Puno com um guia que te leva para uma ilhota onde vivem algumas famílias e eles te contam como fazem a ilha e como eles vivem. Depois você pega um barco típico deles, construído com as totoras, e vai para uma outra ilha com alguns restaurantezinhos, onde comemos choclos con queso (milho com queijo) e ceviche.
O passeio é bem interessante, pois você descobre uma cultura completamente diferente da sua e conhece pessoas que vivem de maneira que você jamais imaginou existir. Mas tudo é super turístico e achei algumas coisas um pouco forçadas, como a venda de artesanatos e os locais cantando para nós quando saímos da ilha.