Túnel de Matilde
Para quem busca forte emoções, o túnel dos escravos que fica próximo a estação de Matilde em Alfredo Chaves é o local perfeito. Muitos que chegam na entrada do túnel desistem, pois realmente dá muito medo. O túnel é formado por uma escadaria com 65 degraus de aproximadamente um metro de altura, que foram construídos por escravos, por isso leva esse nome, para desviar a água do Rio Novo de Matilde da linha férrea. A correnteza de água que desce é muito forte e o túnel é escuro, não há iluminação e a luz do dia não consegue penetrar pela descida do túnel. É uma emoção muito forte e ao mesmo tempo exaustivo para quem não está acostumado a atividade física, mas realmente vale a pena subir e descer as escadarias, não só pela emoção, mas pela bela paisagem e uma água deliciosa para banhar na piscina natural que forma na entrada e no fim do túnel.
O curso do rio passa todo pelo túnel, com água na altura da canela, além da escuridão há muitos morcegos, a aventura é completa.
Para acessar o túnel é necessário caminhar por trilhos das estação, mais ou menos uns 400 metros e entrar na mata aonde tem um placa indicativa e desce uma trilha de terra. É uma obra centenária, incrível. Alfredo Chaves, que fica a 94km de Vitória, e está localizada na região das montanhas aqui do Espírito Santo aproximadamente 1h e 30min de carro, partindo da capital pela BR 262.


