guanche
Town Hall of Roubaix
Roubaix foi nomeado pelo ministério francês da cultura da cidade de história e arte. Em 1911, é o centro europeu do tecido. Toda a França do Norte está cheia de fábricas que fazem os melhores tecidos, vestuário e costumes da casa de campo. O limite foi quando a cidade sediou a exposição internacional do tecido, e foi quando e o "hotel de ville", a Câmara Municipal bonita, situada na praça principal, a Grand Place, aberto.
É uma obra do arquiteto francês Victor Laloux, construído para a glória da indústria têxtil, porque nesta época de expansão industrial pensava-se que o sucesso da cidade ia durar para sempre.
Mas em 1914, com a primeira guerra mundial , a cidade sofreu muitissimo , e a industria textil quase parou. Segruiria um pouco , mas nos anos 70 foi a grande crise, e foi um paro total , e foi somente 10 anos depois que a cidade voltou a ser um centro economico dinamico.
Mas o edificio continua ali, e hoje segue sendo a sede do ajuntamento da cidade. Tem uma parte que se tornou em galeria de arte e outra que è oficina de informacao turistica.
Ler mais



+2