Lugar da Thugga Arqueológica
O lugar da cidade antiga de Thugga é um dos mais importantes sítios arqueológicos da Tunísia e é declarado Património [/ b] pela UNESCO desde o ano de 1997. Está localizada a cerca de 110 km a sudoeste da capital, o vale do l'oued Khalled ; para obter da Tunísia tomar a RN 5, e a viagem nos levará aproximadamente 2 horas e meia.
O lugar arqueológico possui cerca de 65 hectares e preserva muitos monumentos e templos preservados, representante vezes variaram entre o Reino de Massinissa, no século III d. c, desde que a cidade foi ocupada por várias civilizações: o Púnico, a númida, romanas e bizantinas. As ruínas estão localizadas em uma colina de encostas íngremes (Norte) e descida mais suave (ao sul). A cidade foi inicialmente construída sem caminho (ao contrário da maioria das cidades romanas), os edifícios estavam em um labirinto de ruas de pedras.
O elemento mais representativo (se transformou em símbolo indicativo de Dougga) é o mausoléu dit d'Atban , mausoléu libico-punico datam do 2º século A.c. igualmente, o Capitol é considerado um dos mais belos construído pelos romanos na Tunísia e o Teatro Romano é um do melhor preservado no norte da África. Também mantém muitos templos, a mais notável sendo o Saturno e o Juno Caelestis, bem como várias fontes termais, a partir de Cyclops ou o Licinianas .
O Capitólio é considerado um dos mais belos edifícios romanos de toda a África. Foi construído no ano 167 D.c. e foi dedicada aos deuses Júpiter, Minerva e Juno (a Tríade do Capitólio). Consiste de um santuário, precedido de um pórtico, que é acessado através de uma escadaria monumental. Este pórtico são preservados seis colunas caneladas cobertas em capitéis decorados segurando um frontão, cujo tímpano é esculpir um homem de baixo-relevo retratando seqüestrado por uma águia
O espaço interior é 38,5 metros de comprimento por 24 de largura. O fundo tem um grande nicho onde ele seria hospedado a uma colossal estátua de Júpiter, de mais de 6 metros (cuja cabeça e pés são exibidos no quarto Sousse do Museu do Bardo ) e os lados de Juno e Minerva. Sob eles, há uma cripta subterrânea com três naves, talvez usado posteriormente como uma igreja bizantina


