Yola
Última relíquia da Grande Muralha
Ao falar sobre a Grande Muralha, todos nós tendemos a pensar no muro construído pela dinastia Ming (1368 - 1644), com seções próximas à capital chinesa. Nós todos sabemos que são mais de 5.000 km. de parede, que atravessa o que era a fronteira norte, mas poucos de nós paramos para pensar sobre seus últimos setores, formados pelo que foi o Corredor Hexi, e que extendem essa fronteira até a atual província de Xingiang, ao Noroeste. Essa última parte, que pouco tem a ver com a muralha mais conhecida, foi construída com a Dinastia Han (206 a.C. - 220), mais de 1000 anos antes da parede Ming.
Esses últimos vestígios da muralha podem ser visitados próximos a Dunhuang, entre os passos de Yumen e Yangguang. É parte de um tour de um dia completo e é um pouco complicado chegar de forma independente, pela distância e por estar "perdida no deserto".
Aqui descobrimos que esse primeiro muro está construído simplesmente empilhando areia do mesmo deserto, pedrinhas e palha entrelaçada. É assombroso que ainda existam essas pequenas porções de parede, dada à forte erosão que o vento e a areia provocam juntos.
Ler mais



+6