luisfernando
A lenda de Portugal
Segundo a lenda, e eu já expus isso num outro lugar, um camponês galego que começou a partida de Barcelos a Santiago de Compostela, foi acusado de roubar um proprietário de terras do lugar e foi condenado a ser enforcado.
Antes de ser levado à forca, ele pediu como sua última vontade ser levado perante o tribunal novamente. Uma vez perante o juiz que estava comendo um frago galinha) assado o condenado expressou a sua inocência e disse que como prova o galo que o juiz estava comendo iria se levantar e cantar. O juiz arrogante o ignorou, empurrou o prato para o lado e ordenou que continuassem a execução.
Alguns minutos mais tarde, e no exato momento em que o condenado estava a ser enforcado, aquele galo levantou-se e começou a cantar. O juiz, percebendo o seu erro, correu até a forca e descobriu que devido ao nó mal feito, o preso havia fugido. Conta a lenda que alguns anos mais tarde, o bom homem que havia sido condenado retornou para a cidade de Barcelos e esculpiu este padrão contando sua história.
Ler mais



+3