O mais belo templo budista - Wat Rong Khun
No Norte da Tailândia, em Chiang Rai, situa-se o mais belo templo budista do mundo, e eu diria, o mais excêntrico também. O Wat Rong Khun encanta por sua magnitude e sua cor branca simboliza a pureza do Buda.
É interessante notar que para entrar no templo deve-se seguir o caminho frontal e passar pela ponte como um ritual de purificação. Antes da ponte você passa por um mar de mãos desesperadas que representam o mal e as trevas. Logo após, dois guerreiros em posição de ataque impedem que o mal cruze a entrada do templo. Dessa forma eles o protegem como também que está nele.
Mais o mais curioso está no interior do templo. Ao entrar, você logo é surpreendido por uma estátua de cera de um monge meditando que é simplesmente perfeita. Só soube que era uma estátua porque a guia me falou. E nas paredes, é possível observar pinturas bem atuais e aparentemente distantes de um ideal religioso. Personagens como o Super - Homem e o Neo, de Matrix podem ser interpretados como defensores do mal. Além disso, há também uma pintura de um avião se chocando com as torres gêmeas. Tudo isso fazendo alusão a Samsara que significa o reino do renascimento e da ilusão.