Aonde você quer ir?
Entrar
Meu perfil
Edite o seu perfil
Sair
Deixa a tua opinião
Publicar

Tashilunpo, the abode of the Panchem Lama

2 opiniões sobre Tashilunpo, the abode of the Panchem Lama

El monasterio sagrado de los Panchen Lamas

Perto do sopé do Monte Drolmari, ao sul de Shigatse está o mosteiro budista Thasilunpo fundado em 1447 por Gendun Drup, que finalmente e depois de sua morte seria proclamado primeiro Dalai Lama.

De manhã os telhados de ouro do mosteiro resplandecem sobre o cálido sol tibetano e parecem lembrar que é uma cidade quase celestial,a nem mais nem menos do que o "Cluster of Glory" (In tibetano Thasilunpo significa literalmente "o cúmulo da glória "e seu nome completo seria algo como "fortuna e glória todos aqui reunidos".

Desde que o quarto Panchen Lama construiu novas instalações Thasilunpo tornou-se, até que ocorreu a invasão chinesa, na sede permanente do Panchen Lama de turno, o qual faz ver a importância adquirida para os tibetanos aqui. (Lembre-se que o Panchen Lama é a segunda mais alta autoridade dentro da linhagem budista e que a única que realmente reconhecem e permitem as autoridades chinesas).


O mosteiro, que abrigou nos seus tempos de glória cerca de 5.000 monges, hoje mantém uma população de apenas cerca de 600 lamas que vivem nas habitações no fundo do mosteiro e que como espectros vermelhos passeiam pelas ruas estreitas que conduzem através do sopé da montanha às principais dependências do recinto.

Mais de 50 salas de orações, cerca de 200 quartos construídos, elevadas salas e pavilhões e 14 tetos dourados de vários tamanhos, com azulejos verdes escuros como cobertura, estupas antigas onde antigos Panchen Lamas repousam, feitas de prata e cujo corpo está decorado com pedras brilhantes ... são alguns dos elementos que conformam esta autêntica cidade santa.

Apesar de sua construção "recente" (foi construído em 1914), o maior tesouro do mosteiro, pelo menos aos seus devotos é certamente o templo de Maitreya (Jambu Chyenmu), com uma estátua colossal de 26,2 metros de altura que representa o futuro Buda, o Buda que virá para completar a salvação de todos os seres vivos -.

A imponente sorridente estátua está sentada em um trono de lótus e usaram para fabrica-la cerca de 280 quilos de ouro, cerca de 150 toneladas de bronze e pedras preciosas de 1.400 diamantes, pérolas, âmbar e outros ornamentos. Enquanto o rebanho de fiéis vivem mal e até morrem de fome, os responsáveis ​​desperdiçam enormes quantias de dinheiro em ofertas, templos, esculturas, estátuas em prol da salvação espiritual que nunca chega ....

Thasilunpo, a casa do Panchen Lamas .... pelo menos era até o aparecimento dos chineses e suas políticas repressivas confinado o Panchen Lama em Pequim uma prisão escura nomeando em seu lugar a um adepto ao regime, que também reside em Pekin.
Ler mais
+4

Excelente
+3
Ver original
Você já esteve aqui?
Compartilhe as suas fotos e opinião para ajudar outros viajantes a descobrirem

Informação Tashilunpo, the abode of the Panchem Lama