Subida à cúpula do Vaticano
Para quem gosta de fazer uns bons exercícios e apreciar belas paisagens, indico visitar a cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Mas saiba que para chegar até lá, é preciso alguns sacrifícios. Filas quilométricas e vagarosas, muitos degraus a subir e muita gente junta disputando espaço. Mas todos esses inconvenientes são compensados com louvor no momento de sua chegada na cúpula.
São ao todo 520 degraus e você vai subindo dando voltas, como em um caracol. Mas também é possível subir de elevador e economizar 200 degraus, só que gastando cinco euros. Eu como sou pão-dura e bem disposta, resolvi subir tudo de escada mesmo. O legal é que quanto mais você se aproxima do alto da cúpula, mais estreito e torto vai ficando o caminho. Só não recomendo para aqueles que tem problemas cardíacos ou de pressão alta.
E depois de tanto subir, é possível apreciar a arte belíssima e rica em detalhes dos desenhos em mosaico da cúpula. E também o local proporciona uma visão privilegiada de basílica.
Do lado de fora, é possível avistar a Praça de São Pedro, as estátuas e toda a cidade do Vaticano. É realmente um lugar muito agradável. Tanto que dá vontade de permanecer por lá durante horas.


