Fernandoo
Um dos mais antigos e importantes da América do Sul
O Teatro Solis é um dos mais antigos e importantes da América do Sul. O seu nome vem do marinheiro que descobriu o Rio de la Plata, Juan Díaz de Solís, um espanhol. No entanto, teve numerosos nomes ou apelidos durante a sua história, como “Del progreso, del Sol...”.
Foi inaugurado em 1856, mas só foi terminado completamente uns 20 anos depois, quando se completaram os laterais. Desde esse momento, a sala acolheu representações e actuações de todo o tipo: ópera, lírica, teatro, concertos, etc; numerosas actividades num enclave único de uma singular beleza e com umas dimensões impressionantes.
Encontra-se na cidade velha de Montevideo e costuma ter várias representações semanais de todo o tipo e para todos os bolsos. Mas se não quiserem ver nenhuma obra ou concerto, existem também visitas guiadas, com vários horários ao dia. Às Quartas-feiras acho que é grátis, qualquer outro dia, são 15 pesos.
O pátio principal de assentos é enorme, com os pequenos palcos à volta formando a parede do teatro em forma elíptica, tudo presidido pela grande lâmpada que cai do tecto.
No total, tem 4 andares mais o pátio. A fachada principal é muito clássica, com um pórtico com colunas e a escadaria a seus pés. Sobre a entrada, no friso, está desenhado um grande sol.
Realmente vale a pena desfrutar de alguma obra neste teatro, todo um clássico da cultura uruguaia e sul-americana, e por onde passaram e continuam a passar grandes artistas nacionais e internacionais de renome.
Ler mais
+7