Conhecendo o socol
As Montanhas Capixabas oferecem roteiros gastronômicos para chef nenhum botar defeito. Diversos estabelecimentos familiares expõem e vedem produtos artesanais oriundos do agroturismo, com uma perfeição e sabores que já esquecemos há muito tempo em nossa vida urbana. Um destes estabelecimentos familiares é o Sítio Lorenção, localizado em Venda Nova do Imigrante, Espírito Santo.
O Lorenção vende pastas, geleias, café, licores, dentre outros produtos do campo que tanto buscamos em nossas viagens, mas o que se destaca mesmo no sítio é o socol, que atrai turistas de diversos lugares. Fui apresentado ao socol por um amigo e descobri que o embutido é uma iguaria capixaba que atraiu os olhares gourmets. Originária da Itália, a receita de ossocollo era feita a partir do pescoço do porco e no Brasil se adaptou, sendo confeccionada com lombo.
Foi com uma receita caseira, portanto, que Cacilda Lorenção se tornou referência na produção de Socol transformando um segredo de família em iguaria e atração turística. Na loja do Sítio Lorenção, além de comprar produtos caseiros e o famoso socol, você de quebra conhece um pouco da trajetória de uma família de imigrantes, nesse estabelecimento que é um misto de loja e museu. Programa perfeito, a visita ao Sítio Lorenção nos oferece uma epifania de sabores e lembranças, roteiro mais que recomendado.


