Se você estiver viajando pela Itália de a...
Se você estiver viajando pela Itália de automóvel, sugiro prestar atenção nas placas de trânsito e respeitar os limites de velocidade. Os sistemas de relevação da velocidade são dos mais variados tipos e muitos não podem ser prevenidos pelos aparelhos que alguns motoristas usam para localizá-los. Existem os sistemas móveis usados pela polícia rodoviária, e existem os sistemas fixos. Dentre os sistemas fixos, o que tem produzido mais multas é o SIVCE (Sistema informativo per il controllo della velocità) conhecido como Safety Tutor.
O Safety Tutor foi desenvolvido e patenteado pela “Autostrade per l’Italia” e é gerido pela “Polizia Stradale”. Esse sistema se distingue dos outros porque releva principalmente a velocidade média dos veículos. Atualmente é utilizado em larga escala nas auto-estradas, mas também é utilizado em alguns trechos urbanos para relevar o excesso de velocidade.
O veículo em trânsito no trecho controlado do Safety Tutor é inicialmente fotografado, com data e hora, por câmaras instaladas nos painéis de mensagem ou em apoios metálicos colocados sobre a estrada. Antes de atingir o ponto de controle final, o veículo pode ser fotografado por diversas vezes. A passagem do veículo é relevada por circuitos instalados sob o asfalto, alguns metros após a base em que estão as máquinas fotográficas. No ponto de controle o veículo é novamente fotografado com data e hora. Se a velocidade média for igual ou inferior àquele trecho de estrada, as fotos são descartadas do sistema; as fotos que restam no sistema e que irão gerar multas, são dos veículos que viajaram naquele trecho a uma velocidade média superior ao limite máximo consentido. Obviamente os trechos relevados não possuem saídas da Autostrada, postos de gasolina ou estacionamentos, para evitar que uma parada do veículo possa mascarar o cálculo da velocidade média.
A única nota positiva aos apressadinhos é o fato de que a lei italiana obriga a sinalização do controle da velocidade. Desse modo, antes de atingir uma zona sob controle, o motorista irá encontrar placas sinalizando os “Autovelox”, o controle da Polizia Stradale ou o Safety Tutor. Mas é necessário prestar atenção no limite de velocidade daquele trecho de estrada ou via urbana. E viajar tranquilo, aproveitando a paisagem.


