Ruínas de Sigiriya
Finalmente, depois de uma hora de escalada, chegamos às ruínas de Sigiriya. Elas foram construídas no cume da rocha gigante que domina a paisagem. A subida não é tão terrível quanto parece, porque faz muito vento e então não se sente tanto o calor que faz lá embaixo. No meio do caminho, você deve fazer uma pausa na maravilhosas caverna das pinturas rupestres, e meia hora depois você está chegando ao cume. A antiga capital do Sri Lanka foi construída como uma série de terraços, cavando o relevo da rocha na sua parte superior. É uma tarefa gigantesca, e até agora não se sabe muito bem como eles tinham tantos conhecimentos de arquitetura e engenharia. Pode-se ver os restos das casas e edifícios administrativos da cidade, além de uma espécie de tanque que servia para conservar a água da chuva para toda a cidade. Se você descer por vários terraços, você tem que subir de novo para tomar o mesmo caminho por onde você passou. No piso inferior do museu, é interessante ver a maquete da rocha e a organização da cidade.
Sigiriya é uma grande rocha, um pouco como Ayers Rock, na Austrália, que aparece do nada alguns quilômetros ao norte de Badulla. A entrada é de US$ 25, você pode comprar o passe Triângulo Cultural, que custa US$ 50 e que inclui outras ruínas de interesse. Foi um pouco difícil pegar um transporte público desde Badulla, porque o microônibus estava lotado e parou em cada esquina para tentar pegar mais pessoas. Tomaram conta das nossas mochilas nas bilheterias, o tempo para subir. O lugar faz parte do patrimônio mundial da UNESCO, e é maravilhoso. A 200m de altura, os antigos reis construiram uma verdadeira cidade, com um sistema de irrigação e de defesa incrível. Fazía calor, mas com o vento não foi tão difícil subir. Não se esqueça de levar água e protetor solar. No meio do caminho há uma caverna com maravilhosas pinturas das mulheres do harém do rei.
Pensa-se que Sigiriya foi povoada, na época da pré-histórico, e que foi usada para mosteiros dentro da rocha. A capital do antigo reino do Sri Lanka foi construído pelo rei Kassapa I. É um dos sete lugares UNESCO do Sri Lanka. Você chega à pedra pelos jardins e depois começa a subir, já que a cidade foi construída sobre a rocha. No século V antes de Cristo, Sigiriya era um lugar estratégico, perfeito para acolher o poder real, como a sua localização na pedra tornava quase impossível os assaltos. Várias rochas ao redor lhe dava uma proteção adicional. A capital passou a ser Anuradhapura em 495.


