O primeiro shopping da Bahia
O antigo Shopping Iguatemi foi recentemente rebatizado de Shopping da Bahia. Não estou falando de um Shopping Center qualquer, mas numa unidade comercial que mudou a estrutura da cidade de Salvador, transformando sua região no coração financeiro da cidade – quando foi fundado em 1975. Seu impacto na cidade de Salvador é tão grande que a região do seu entorno até hoje é conhecida como Iguatemi (nas proximidades do Caminho das Árvores). Nesta região surgiram prédios empresariais, consultórios médicos, hipermercados, universidades e condomínios residenciais.
Embora tenha sempre representado um ponto de convergência dos habitantes de Salvador (especialmente em finais de semana e feriados), na última década o shopping perdeu um pouco do seu público com o surgimento de outros estabelecimentos, como o Salvador Shopping, Shopping Bela Vista e o Shopping Paralela. Ainda assim, é um ponto comercial bastante relevante, com grandes lojas populares, praças de alimentação, alameda de grifes, cinema, livrarias, dentre outros.
O shopping divide-se em três pisos: no primeiro concentram-se as lojas populares, praça de alimentação e serviços (como bancos); no segundo predominam lojas menores e outros pontos comerciais diversos; no terceiro ficam as lojas de grife, cinema e outra praça de alimentação. Uma história difundida antigamente é que os pisos funcionavam como uma espécie de segregação de classes sociais, estando concentrados os mais pobres no primeiro piso e os mais ricos no último. Hoje em dia acho isso uma grande besteira.
Alguns lugares recomendados no shopping da Bahia:
- O Árabe (chopp e comida árabe)
- Vivagula (tortas e doces)
- Perini (sorvetes e coxinha)
- Livraria Saraiva
Lembrando que lá encontram-se farmácias, bancos (Itaú, Caixa, Bradesco, 24 horas), casas de câmbio, entre outros serviços importantes.


