Igreja de São Vicente
Esta igreja está localizada na área mais alta da cidade, longe do centro histórico, perto do Asilo de São José, e é declarada um patrimônio de Interesse Público(IPP). A atual igreja foi construída em meados do século XVII, mas foram encontradas duas lápides de origem visigodo que mostram que neste lugar tinha uma igreja desde o século VII.
Na sua construção intervieram arquitetos notáveis como Manuel Fernandes da Silva, André Soares e Carlos Amarante, sob o patrocínio dos Arcebispos Rodrigo de Moura Teles e Gaspar de Bragança. A fachada mostra a transição do maneirismo ao Barroco; no topo há um nicho onde uma escultura de São Vicente Mártir, ladeado por imagens de dois anjos, um de cada lado, e sobre a cruz atributos pontificais. Sobre a portada há uma representação escultórica do batismo de Cristo.
Esta igreja tem uma alta torre campanaria, localizada aos pés do templo. No seu interior , há grandes painéis de azulejos que revestem as paredes que descrevem a história e o martírio de São Vicente.


