A origem da fundação do santuário de Sa...
A origem da fundação do santuário de Santa Maria della Quercia deriva principalmente da aparição de Nossa Senhora a uma jovem pastora em 1496 aos pés de um carvalho (quercia, em italiano) nas proximidades de Bettola. No local onde teria acontecido a aparição foi construído um convento franciscano, marcando o nascimento de um culto popular. A santa é a padroeira e protetora do Vale Nure.
Durante a época da invasão de Napoleão a instituição religiosa foi suprimida e o santuário ficou abandonado. Durante um breve período chegou a ser utilizado como cadeia. Em 1888 o velho santuário foi demolido e teriam sido encontrados restos do "Carvalho da Aparição", como recordava a tradição. Em 1913 começou a ser construída a casa paroquial e, em 1929, a construção da torre campanária. O mármore domina não apenas a fachada, mas também o interior da igreja. O altar principal é uma belíssima escultura em mármore, assim como outras obras.
Localizada na praça principal da cidade, a Piazza Colombo, a construção se destaca da arquitetura do resto da praça, em parte por tratar-se de antiga construção, poucas vezes reformada, enquanto as casas ao seu redor são prédios mais recentes, alguns dos quais, destruídos durante a Segunda Guerra por servirem de refúgio à Resistência, posteriormente reformados.


