paulinette
Escondidas na selva "lacandona"
As ruínas de Yaxchilán estão escondidas na selva "lacandona", perto da fronteira entre o México e Guatemala.
Se chegas à Fronteira Corrozal desde Palenque, com a ideia de seguir cruzando o rio para Flores e as ruínas de Tikal, seguramente terás que passar a noite em Corrozal, esperando a que se forme um grupo suficientemente grande para alugar uma lancha e passar o lado guatemalteco.
Podes aproveitar este tempo para ir conhecer as ruínas de Yaxchilán. As suas duas vizinhas Palenque e Tikal roubam-lhe um pouco de esplendor, mas o facto de se chegar numa lancha pelo rio, vendo a selva tropical, tucanos e outros pássaros, dá-lhe algo de misterioso que não se encontra nos sítios grandes.
Tive a sorte de conhecer esta antiga cidade Maya com 40 guias que faziam uma visita de ócio às ruínas que não conheciam. Na sua companhia pude aprender bastante.
Yaxchilán significa "pedras verdes", e estava aliada com o sítio de Bonampak, que está um pouco mais longe no mesmo rio, e Piedras Verdes. Era inimigo de Palenque.
As esculturas deste sítio estão em muito bom estado de conservação, principalmente porque pouca gente chega a ir ali.
Não há museu, e são poucas as explicações. Alguns dos baixos relevos de Yaxchilán podem-se ver no museu de Antropologia de México DF.
Ler mais



+7