A viagem a Nice estava programada para...
A viagem a Nice estava programada para o primeiro dia de sol daquela semana chuvosa (14 a 20 de Junho de 2010). Finalmente na quinta-feira o sol apareceu como se jamais tivesse chovido. Para evitar o trânsito da linda costa, ficou decidido viajar pelo caminho mais rápido, via Autostrada, Isso apesar da distância entre as duas cidades ser de apenas 38 km, mas havia pressa de chegar e atingir o objetivo da viagem: Verificar se o mar de Nice era realmente mais azul que o de Cannes.
Nice é uma cidade bem maior que Cannes, com seus quase 350.000 habitantes contra os pouco menos de 40.000 de Cannes. É a quinta cidade mais populosa da França, a maior cidade da Côte d’Azur e fica próxima do Principado de Mônaco, portanto, mais próxima da Itália que Cannes. Aliás, a sua região metropolitana é a sexta do país e confina com a de Ventimiglia, na Itália, país ao qual pertenceu por um certo período, de 1388 sob o reinado sardo-piemontês até 1860, quando foi anexada ao Reino da França através de um plebiscito muito contestado. Durante a Segunda Guerra, entre 1942 e 1943, foi ocupada pelo Reino da Itália.
Por muito tempo a população local era culturalmente italiana, até que o governo francês decidiu intervir e “afrancesar” a região, fechando jornais locais em língua italiana, mudando sobrenomes – quem se chamava Bianchi passou a ter nos documentos o sobrenome Blanc, por exemplo – e mudando nomes de logradouros. Em algumas ruas da cidade velha as placas com os nomes das ruas são bilingues, utilizando o nome francês e aquele em dialeto nizzardo, o antigo dialeto lígure da região.
Segundo algumas escavações arqueológicas, a área seria habitada há 400.000 anos e a cidade foi fundada pelos habitantes de Marselha a cerca de 2.500 anos. Uniu-se a Génova no século VII, participou de diversas guerras italianas, sofreu muito na guerra entre Carlos I da Espanha e Francisco I da França, foi atacada pelo pirata russo Barba Vermelha, que conquistou a cidade, sofreu com a peste entre 1550 e 1580, enfim, a cidade é riquíssima de história, apesar de moderna e com uma vida noturna muito agitada. A única constatação que interessava na viagem, porém, ficou clara: O mar de Nice é mais azul que o de Cannes.


