Longa rua
Mesón de Paredes é uma longa rua que se estende entre a praça de Tirso de Molina e a Ronda de Valencia, já no bairro de Embajadores.
Trata-se de uma rua cheia de história, ao pertencer à zona histórica de Madrid e ao bairro de Lavapiés.
Hoje em dia está cheia de centros de Internet, mercearias e lojas de roupa na sua maioria pertencentes a imigrantes de todo o mundo, e é o símbolo da integração e da multi-culturalidade da capital.
A minha zona favorita da rua é a que vai desde Tirso de Molina até à rua de Sombrerete. É nesta zona que os visitantes podem encontrar a taberna-restaurante Antonio Sánchez (nº 13). É uma das tabernas mais antigas de Madrid, fundada em 1830, da qual se fez cargo o toureiro Colita em 1870. Outro toureiro, Cara Ancha, deteve a propriedade anos mais tarde.
O nome actual foi-lhe dado por Antonio Sánchez Ruiz, um empresário de vinhos de Valdepeñas que a comprou em 1884. O seu filho, do mesmo nome, pintor, guitarrista e toureiro, herdou o negócio, e actualmente é um dos mais conhecidos desta rua e da zona. É um sítio muito autêntico.
Uma nota especial para a Fuente de la Plaza de Cabestreros, já que é o único monumento que Madrid ainda se conserva em memória à República espanhola; e também tenho que mencionar as ruínas das Escuelas Pías, onde agora existe uma magnífica biblioteca da UNED.


