Em teoria este palácio é a residência of...
Em teoria este palácio é a residência oficial do monarca, mas como ele decidiu continuar a morar em La Zarzuela, um antigo pavilhão de caça que utiliza desde que era príncipe, o Palácio só é usado para as cerimónias de Estado.
Foi mandado construir durante o reinado de D. Felipe V, depois do incêndio do anterior, de origem muçulmana, que datava do século IX.
Na fachada, os materiais utilizados foram a pedra e o ladrilho. O interior é espectacular, pois está atestado de obras de arte, em especial dos frescos que realizaram os pintores da época.
Estâncias de indubitável valor artístico são o Salón del Trono (com o seu mobiliário de talha dourada e a abóbada com uma pintura que representa a Alegoria da Monarquia Espanhola), a Câmara do Rei, a Sala de Porcelana, o Salón de Espejos ou o Comedor de Gala.
Não podemos esquecer a Real Armería, que se pode considerar uma das mais importantes a nível mundial deste tipo, onde se guardam peças que pertenceram aos Reis espanhóis desde o século XIII. Também há uma Galeria de Pinturas, uma botica impressionante e tudo rodeado de uns jardins de inquestionável beleza.