A cidade de Borgonovo Val Tidone, na...
A cidade de Borgonovo Val Tidone, na Província de Piacenza, hoje com pouco mais de sete mil habitantes, foi fundada em 1196 pela prefeitura de Piacenza com o objetivo de defender o território das invasões inimigas. A cidade era fortificada por um muro, fosso, castelo e torre. Havia a forma de um retângulo, a cidade era formada por ruas traças em ângulos retos, a partir de um plano urbanístico muito ordenado com apenas duas entradas, uma ao sul e a outra ao norte. Somente três anos após a sua construção foi parcialmente destruída pelas milícias paveses (de Pavia, cidade da Lombardia). Reconstruída pelos cônsules piacentinos (magistrados com poderes especiais da época), iniciaram pelo lado norte, com uma potente fortaleza: A Rocca di Borgonovo.
Hoje a Rocca pertence à Prefeitura de Borgonovo, cidade do vale do rio Tidone, região produtora de vinhos de qualidade. Apenas parte da estrutura funciona o ano inteiro, como ponto de informações turísticas, mas o espaço é aproveitado para eventos e mostras. A palavra Rocca, em italiano, designa uma construção fortificada utilizada como habitação ou abrigo de tropas militares.
À frente da Rocca, um monumento aos soldados mortos nas muitas guerras e batalhas. O relógio funciona perfeitamente e muitos moradores se orientam por ele para acertarem o próprio relógio.
A Rocca fica no centro da cidade e ocupa uma grande área na tranquila cidade, com parte da área utilizada como estacionamento. A Rocca di Borgonovo resiste e faz parte da vida da cidade. Sempre pronta a defender seus pacatos habitantes.