Terceiro rio mais longo do continente africano
O rio Niger é o terceiro rio mais longo do continente africano, depois do Nilo e do Congo. Começa na Guiné, depois atravessa Mali, Niger, antes de desaguar no oceano Atlântico. Em Mali, o rio tem uma função muito importante. Com o estado péssimo das estradas, ou a sua não existência em certos sítios, é a única via de comunicação e de negócio entre os povos.
Passa por Bamako, Ségou, Mopti, Djenné, Gao e a mítica Tombuctú. Num país que padece de muita seca, serve para tomar banho, lavar a roupa e os utensílios de cozinha. As crianças vão para o rio brincar e tomar banho e usam-no para a rega e o cultivo de arroz. Em várias cidades, como Mopti ou Djenné, serão oferecidos passeios pelo rio. Os mais aventureiros podem chegar até Tombuctú de barco, que são 5 ou 6 dias desde Mopti.
O barco chama-se “pinasse”, e esta denominação inclui desde o barco do pescador que transporta 2 ou 3 pessoas, até às lanchas grandes cheias de passageiros e mercadorias, animais e reservas de água, que se pode usar também, mas nada garante de como ou quando se chega ao destino.
É aconselhável levar sempre um pareo para se abrigar do sol, água suficiente para um dia completo pelo menos. O barco faz etapas pelo rio, mas poucas. Portanto, se tiver pressa dirija-se a Tombuctú de barco e regresse de autocarro, com a corrente demora-se mais.