mmozamiz
Todos têm um certo encanto
Gostava de destacar apenas um de todos os restaurantes da Gâmbia, mas seria injusto, pois todos têm um certo encanto e são bastante parecidos, e os pratos que oferecem são quase sempre os mesmos.
Além disso, há outro motivo para que não possa falar só de um restaurante, e é que nenhum tem nome.
Quando saímos da zona dos resorts os estabelecimentos deixam de ter nome, os restaurantes costumam identificar-se porque tem cortinas de cores na porta.
Ao entrar, todos têm um par de mesas normalmente redondas. Neste tipo de lugares não se pode esperar o máximo conforto e muitos deles nem têm casa de banho, mas recomendo que os visitem porque além de se comer bem, vai poder conhecer mais a fundo a cultura da Gâmbia.
O habitual é encontrar as mesas vazias, no entanto os restaurantes estão sempre cheios de gente, principalmente crianças a ver televisão (é normal porque é o único sitio onde o podem fazer).
Quando se senta o normal é não ter de escolher, porque só há um prato, arroz de frango, mas em alguns casos dão-lhe a escolher como quer o arroz. Prove porque vale muito a pena, é muito saboroso, e leva um tempero muito especial que lhe dá um sabor peculiar.
Se lhe dão a escolher outros pratos é entre outros tipos de arroz e no máximo algum tipo de vegetais. Não é aconselhável que coma vegetais porque os lavam com água da torneira e o nosso organismo não esta habituado a essa água.
Tentei sempre comer nestes locais chamados Chop Shops já que a alternativa é comer no resort e ai ficaria sem conhecer, quer as tradições, quer os pratos autênticos do país.
Quanto às bebidas, em todos os locais há cerveja, mas se quer provar algo típico pode pedir Vinho de Palma, que se faz a partir das palmeiras. Tem menos álcool do que a cerveja, por isso é muito difícil embebedar-se. Importante - é muito normal que se sente a sua mesa um gambiano, o que querem é comer o que você não quiser e dão conversa. Ao princípio é engraçado mas depois pode tornar-se incómodo.
Ler mais
