Gansos patola, fradinhos e focas cinza.
A Reserva Natural das Sete Ilhas fica na região da Bretanha, no norte da França. O arquipélago agrupa as seguintes ilhas: Bono, Plate, Rouzic, Malban, Le Cerf, les Costans e a ilha aux Moines, que é a única a ter sido habitada durante o século XIV e XV, devido ao fato de possuir água doce durante todo o ano. Hoje em dia as ilhas são um paraíso de aves marinhas da região.
Ai está instalada uma colônia de milhares de gansos patola que constroem seus ninhos nos penhascos dessas ilhas rochosas do oceano Atlântico. Esses mesmos gansos patola migram durante o outono para as regiões sul do oceano Atlântico, podendo ser vistas também em Portugal durante essa época do ano. Os fradinhos também podem ser vistos nas ilhas em certos meses do ano. Eu infelizmente não tive a sorte de ver esses pássaros que parecem pequenos pinguins voadores, mas pude ver duas focas cinza que habitam na região.
Excursões turísticas podem ser feitas em grandes barcos que saem de Perros-Guirec e que custam cerca de 30 euros por pessoa. Os barcos passam pelas ilhas mais habitadas pelas aves marinhas mas também fazem um circuito próximo à costa do continente para ver as magnificas formações rochosas de granito rosa.
Se for fazer o passeio não se deixe enganar pelo tempo nublado que costuma fazer nessa região. Traga protetor solar e chapéu para se proteger do sol no verão. Eu vi varias pessoas saindo bem vermelhas no final da excursão por não terem passado protetor solar.


