2 pekes viajeros
Porta Férrea
É a entrada principal do edifício da Universidade e a esplanada ampla interna chamado pátio de Escuelas, que ocupa a mesma posição que o velha Alcáçova muçulmana.
Remodelado por grandes obras, organizadas pela reis Afonso IV e Manuel I, deve sua aparência actual para a intervenção em 1633 por Antonio Tavares e Isidro Manuel. Em 1640 foi colocado o balanço de ferro a partir de onde se origina o seu nome. Expoente do Maneirismo de Coimbra e destina-se a destacar a entrada para o Palácio das escolas. É uma mistura entre a porta militar que tinha sido sempre (com elevado túnel duplo e intermediário)
E o arco do triunfo, do humanista de origem, relativa da Universidade, destacou na escultura programa, aludindo as quatro faculdades (teologia, direito, medicina e canhões) e os dois monarcas, que tinham sido instrumentais na vida da escola (o rei Dionisio (, seu fundador, em 1290 e o rei Juan III, que iria consertá-lo definitivamente em Coimbra, em 1537), sendo um das elevações coroado pela imagem da sabedoria, o logotipo da instituição
Ler mais


