Janice Mary
 
Tartarugas Marinhas - TAMAR
O Projeto Tamar patrocinado pela Petrobras tem como objetivo salvar e conservar a vida marinha, em especial as tartarugas. Tem sido uma experiência tão bem sucedida que tornou-se referência mundial em conservação, protegendo diversas praias pelo país. A nomenclatura vem da junção das primeiras sílabas do título tartarugas marinhas (Ta+mar), para facilitar a identificação do projeto nas placas.
Realmente é uma lugar muito rico de informação para visitar, na unidade localizada em Vitória, o acesso é fácil, instalado na Enseada do Suá, na prainha da Praça do Papa, além de ser uma região de vista privilegiada é perto de tudo.
Foi muito bacana conhecer o projeto e poder participar da visita com a presença de alunos, que visitavam o local em busca de conhecimento sobre a preservação ambiental. Fiquei encantada com a tartaruga gigante que estava sendo tratada em uma das piscinas do projeto. O monitor comentou situações em que algumas tartarugas são encontradas, intoxicadas com o lixo dispensado indevidamente no mar e o sofrimento provocado no animal.
Mas nem tudo é tristeza, só de ver como as tartarugas são bem cuidadas e que existem pessoas dispostas a cuidar para que não entre em extinção, já é motivo de muita satisfação.
É cobrado uma pequena taxa de entrada R$7,00. O recurso gerado pela visitação dos turistas e demais redes de ensino é integralmente revertido para as atividades de conservação das tartarugas marinhas.
Alunos da rede pública e pescadores não pagam o acesso.
Há um auditório para realização de palestras e exibição de vídeos, dois tanques com 2 e 30 mil litros, com tartarugas.
Para visita em grupo é recomendado agendamento para obter acompanhamento de um monitor, que pode ser um biólogo, veterinário ou técnico.
Abre de terça-feria a domingo, das 8:30 às 17:00 horas.
 Ler mais



+7



