Aonde você quer ir?
Entrar
Meu perfil
Edite o seu perfil
Sair
Deixa a tua opinião
Publicar

Catedral de Santa Maria - Sé de Braga

+90
--
Horário
+351(253)263317
+351(253)263317
Telefone
se-braga.pt Página web

8 opiniões sobre Catedral de Santa Maria - Sé de Braga

Catedral de Braga

Excelente

A Catedral de Braga (ou Sé de Braga), é a primeira em Portugal com arquitetura em estilo românico e foi encomendada pelo bispo Pedro de Braga, em 1070. Em 1128, deu-se início a construção do prédio com cinco capelas à frente, por iniciativa de D. Paio Mendes, sendo Nuno Paio o encarregado da obra. A fachada foi construída por Jorge da Costa, no início do século XVI, e conta com duas torres para os campanários. Foi concluída por Diogo de Sousa, que mandou fazer as trancas da entrada da Catedral. O interior tem três naves e teto de madeira. Em 1688, o arcebispo Rodrigo de Moura Teles mudou toda frente barroca e mandou construir a cúpula que ilumina o crucifixo. Já a capela maior, construída por Juan del Castillo, é do começo do século XVI e mantém ainda dois órgãos em uso, o do Evangelho, de 1737 e o da Epístola, de 1739, De Simon Fontanes e decorados por Marceliano de Araújo.

Há várias capelas ao redor do claustro. Como a Capela de S. Geraldo, construída pelo arcebispo Geraldo de Moissac, no estilo barroco e com azulejos atribuídos ao pintor Antonio Bernardes de Oliveira. Quando o arcebispo foi canonizado, Dom Fernando da Guerra lhe dedicou a capela e o enterrou nela, no retábulo principal. No solo está enterrado Rodrigo de Moura Telles.
A Capela dos Reis, em estilo gótico, foi construída pelo Arcebispo de Braga, Lorenzo Vicente. Nela estão os túmulos dos pais de Afonso I, primeiro rei de Portugal, e de Lorenzo Vicente.
A Capela de Nossa Senhora da Glória foi construída por Dom Gonzalo Pereira para abrigar sua tumba. O túmulo gótico é trabalho dos escultores Mestre Pero e Telo Garcia. O carrilhão foi inaugurado no século XVII e é um dos maiores de Portugal. Em 1996, 23 sinos foram substituídos e transferidos para o Museu Tesouro da Catedral, que teve mais de 200 sinos. É um show ouvir os sinos, tanto pela melodia quanto pela duração. Nas instalações da antiga casa do Cabildo, encomendado no início do século XVIII, pelo arcebispo Rodrigo de Moura Teles, localiza-se o Museu Tesouro da Catedral, onde é permitido fotografar, assim como no interior da Catedral, mas SEM flash.
Ler mais
+14

Igreja em Braga

Um dos monumentos mais importantes de Braga é sem dúvida a sua Sé que têm uma carga simbólica tão importante para todo o país que popularmente se criou a expressão “Mais velho que a Sé de Braga” quando nos queremos referir a algo mesmo muito antigo.

Foi das Sés que visitei que mais gostei de conhecer, com uma arquitectura muito nórdica, entrar nesta sé e olhar para o seu tecto leva-nos para um país nórdico onde os tectos dos edifícios são maioritariamente de madeira, o que não acontece no resto de Portugal. À conta deste e de outros pontos arquitectónicos, a sua visita torna-se obrigatória para quem gosta de conhecer!

Com túmulos como por exemplo de Henrique de Borgonha, conde de Portugal e da sua esposa Teresa de Leão, pais do primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques, esta é composta por vários edifícios formando um só, sendo vários deles capelas, cada uma com uma vocação diferente, que demonstram bem a vocação religiosa que a cidade de Braga e a sua população têm, sendo esta uma das características mais presentes na cidade.


Devido à sua arquitectura, mas acima de tudo pela simbologia e por todos os sentimentos à volta da Sé de Braga, para mais ou menos religiosos, este é um dos edifícios mais do que obrigatórios para quem visita Braga.
Ler mais
+2

+21
Ver original

+23
Ver original

Excelente
+6
Ver original

Excelente
Ver original

Excelente
Ver original

Excelente
Ver original
Você já esteve aqui?
Compartilhe as suas fotos e opinião para ajudar outros viajantes a descobrirem

Informação Catedral de Santa Maria - Sé de Braga

Links úteis Catedral de Santa Maria - Sé de Braga