Um belo exemplo de arquitetura do século XIX
Desde o meado do século XIX, a freguesia de Santa Teresa de Valença se destacava na região, tanto que no fim do mesmo século ela se emanciparia da cidade que dava nome ao distrito. Como símbolo de sua independência, foi construído prédio que sediaria a Câmara Municipal da região.
Uma das primeiras e mais imponentes construções da região, este deveria espelhar a riqueza da região, tanto que deu origem à uma obra vultosa. Construído no estilo neoclássico (um dos preferidos do fim do século XIX), o mesmo seria levantado entre os anos 1896 e 1898, com linhas francesas tal como a era da Belle Époque pedia. Junto com o antigo Fórum, a Câmara apresenta suas constituições originais, quase sem restauração, mostrando ser um importante monumento histórico da cidade.
Curiosidades sobre o mesmo são seus materiais, que como de praxe na era do café, foram trazidos da Europa e sua pintura e reboco imitam moldes de mármore (conhecida como faux marbre, ou falso mármore). Como se trata de uma instalação do poder público, para se visitar o interior da Câmara somente nos dias de semana e dentro do horário comercial. Fonte de orgulho para os moradores e de admiração para os visitantes, o prédio é um belo e bem conservado monumento da era do café.


