Uma sossegada praia de São Pedro
Fundada ainda no século XVI, a cidade de São Pedro da Aldeia tem suas origens fincadas no religioso, já que a aldeia surgiu através de um aldeamento jesuíta e fazenda de religiosos. A ideia era povoar a região, que como não apresentava lucros imediatos, mas estava infestada de flibusteiros foi entregue aos cuidados da igreja para se manter a legitimidade territorial.
De um tempo para cá, São Pedro é conhecida por seus atrativos culturais e naturais, como as praias lacustres, que são muito procuradas durante a alta temporada. São muitas as praias da região, que são acessadas de diversos pontos da cidade. Nos limites de São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande, está a Praia do Balneário, que possui um cenário pacato por estar cercada de residências de veraneio.
Por estar afastada do centro da cidade, o lugar é bem procurado por famílias que aproveitam dos benefícios de uma praia lacustre, mar calmo, areia fina, muita sombra e é claro, pouca profundidade. O lugar ainda dispõe de alguns bares e lanchonetes, que atrai ainda mais o público. Com uma bela vista dos arredores, a Praia do Balneário é bem frequentada durante a alta temporada, principalmente por ser uma das mais sombreadas da região, tem uma pequena ilha perto na qual muitas pessoas vão andando mesmo, vale a pena conhecer.


