Uma praia reservada na terra de Anchieta
Durante séculos, diversas sociedades povoaram a região que compreende o litoral sul do Espírito Santo. Com muitas enseadas e locais propícios para se conseguir alimentos, estes povos souberam aproveitar as belezas que a região oferecia, o que de certa forma atraiu outras sociedades, como os europeus. Os primeiros a colonizar a região foram os jesuítas, que construíram diversos aldeamentos a fim de catequizar os nativos.
Anchieta, um município da região, carrega no nome a homenagem a ao líder dos missionários que desbravaram a região. A cidade ainda preserva um pouco da beleza selvagem daquela época, como no caso da Praia de Parati, que não apresenta edificações por um longo trecho. Desta forma, a praia é pouco movimentada e sem infraestrutura para os visitantes, mas oferece um local tranquilo e reservado para aqueles que não gostam de locais tumultuados.
Devida às formações geográficas do entorno, a Praia de Parati favorece a prática do windsurfe com seus ventos constantes e águas sem muitas pessoas. O local ainda preserva as características de uma colônia de pescadores, fortalecendo a imagem bela e rústica desta afastada praia de Anchieta.


