Uma praça em homenagem aos imigrantes
Fundada nos idos coloniais, a região na qual está Porto Real passou por diversas vicissitudes históricas (que muitos nem desconfiam ao viajar pela BR-116 ou Via Dutra e só avistam fábricas na região).
Da disputa que deu nome a cidade (os herdeiros tiveram a disputa de herança intermediada pelo rei de Portugal na época e em gratidão os vencedores fundaram um porto em homenagem ao rei, daí o nome da cidade) a chegada dos italianos, Porto Real é cheia de História e tradição. Curiosamente, os italianos que chegaram à região, a qual afirmam ser a primeira colônia italiana do Brasil, não tinha como destino a Vila de Porto Real e sim Santa Catarina, mas um surto de febre amarela forçou os mesmos fazerem do prado às sombras da Serra da Mantiqueira um lar.
Na época, o rei italiano Vittorio Emanuele era tido como um símbolo nacional, o “primeiro rei da Itália”, pois havia unificado a região que desde a época de Roma vivia fragmentada. Como homenagem, uma praça foi erguida e um busto do rei colocado em seu meio.
Porém, durante a segunda guerra mundial, por temor a represálias (já que o Brasil lutou do Aldo aliado), o busto foi retirado e ao lado da Matriz de Nossa Senhora das dores foi colocado um representando Enrico Secchi, que ajudou os primeiros imigrantes italianos na empreitada de chegar a outra nação. Com diversos monumentos espalhados, a Praça Vittorio Emanuele é um idílico recanto, como uma praça que não vemos mais nos dias de hoje nas cidades grande.


