Leo Araújo
Uma praça cheia de histórias e curiosidades
Uma curiosa e histórica praça do Rio, a Mário Lago é um dos logradouros mais movimentados da cidade e maioria daqueles que passam pela mesma desconhecem a história do lugar. Conhecida antigamente como Buraco do Lume, o lugar durante a ditadura foi palco de manifestações e depois se tornaria o ponto de encontro dos partidos de esquerda do Brasil, como PT e PSOL.
Mas muito além da sua história de militância estão fatos que curiosamente explicam o buraco no meio da mesma e o crescimento da Cidade Maravilhosa. Na segunda metade do século XX, com a especulação imobiliária, um empresário (Linaldo Uchoa Medeiros) comprou a localidade onde hoje está a praça para erguer sua empresa, a LUME (iniciais do dono).
Acontece, que meses depois de adquirir a localidade, a empresa faliu, deixando apenas um buraco dos alicerces que deu origem ao topônimo que permaneceria por décadas, o Buraco do Lume. Coberto por uma ponte que seria demolida, a solução encontrada foi fazer do mesmo um pequeno anfiteatro, que logo acolheu militantes com seus discursos. Na década de 1990 o local seria rebatizado como Praça Mário Lago, cercada de plantas e da sua tradicional feira.
Ler mais



+2