Adriano Ferreira
Monumento do Miguel de Cervantes
Na conhecida e freqüentada Praça Dom José Gaspar, repleta de árvores e bancos de concreto, eu não pude deixar de reparar em um monumento que fica ao lado da Biblioteca Mário de Andrade, o nome da obra de arte é Cervantes, que foi feita pelo artista Rafael Galvez, nascido em São Paulo, e detentor de uma produção escultórica vasta.
Quem se interessa pelo grande escritor Miguel de Cervantes, que na minha mera opinião escreveu uma das melhores histórias que eu já li: Don Quixote de la Mancha, esse foi um dos livros que me fizeram rir muito, todo mundo deveria ler também.
A estátua que o Miguel de Cervantes ganhou é de 1947, e foi feita na época para comemorar os 400 anos do nascimento do escritor, e hoje comemora os 468 anos dele.
O escritor trabalhou em cargos administrativos enquanto escrevia a sua aclamada obra literária, e ela foi concluída depois de 7 anos de ter a sua primeira parte publicada. Se pensarmos que Miguel de Cervantes começou escrever a história em 1593, o Brasil tinha sido acabado de ser descoberto, o que dá uma noção do alcance desse livro no decorrer do tempo, que não ficou esquecido, o que eu acho espetacular diante de tantas novidades modernas.
Ler mais



+3