Belíssimo pôr-do-sol
Depois de um passeio intenso pela cidade durante a manhã e tarde conhecendo diversos pontos turísticos, queria um local para aproveitar tranquilamente o fim-de-tarde ao ar livre e sem me preocupar com a segurança. Seguindo a sugestão de um taxista, fui à orla de Belém, que faz parte do projeto "Portal da Amazônia": iniciativa recente da prefeitura no sentido de reurbanizar algumas áreas abandonadas da cidade.
Devo dizer que a obra foi muito bem-sucedida! Já de início me senti muito confortável. Vários casais, famílias com crianças e idosos, todos passeando despreocupadamente e a curtindo o ambiente à sua maneira. Tudo é limpo e muito bem elaborado. A pista de corrida e o calçamento são entremeados por gramados e canteiros. Em um trecho, a pista se alarga e fica tomada de skatistas e patinadores. Há quadras esportivas, parquinho para crianças e quiosques. Além disso, toda extensão da orla é repleta de bancos onde o visitante pode apreciar a vista.
E por falar na paisagem, é simplesmente de tirar o fôlego, com a imensidão da bacia amazônica dominando o olhar! E nesse momento, fica difícil entender como o poder público demorou tanto para revitalizar a orla. Não imaginaria uma propaganda melhor para a cidade. Por fim, se você tiver a presença de espírito - ou sorte - de aparecer por lá na hora do pôr-do-sol, tenha certeza que será uma incrível experiência! Programa obrigatório para quem visita a capital paraense, e lamento um pouco não ter ido lá mais vezes.


