Uma bucólica entre dois estados
A região de Visconde de Mauá ficou restrita aos nativos e sertanistas por muito tempo e quem visita a região logo descobre o motivo. O lugar é cercado por serras que nos idos coloniais eram quase inacessíveis, mas a beleza da região encantava quem conseguia passar por aquelas bandas. Não é por acaso que esta localidade, ao sul do estado fluminense, guarda um dos parques nacionais mais preservados do Rio de Janeiro, na realidade o primeiro do Brasil, o Parque Nacional do Itatiaia.
O tempo foi passando e começaram a chegar os naturalistas e imigrantes, que fizeram do lugar um acolhedor retiro nas serras fluminenses. Com alguns distritos, Visconde de Mauá guarda diversos roteiros, como o gastronômico, que se concentra na região de Maringá, dividida entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. O lugar tem uma rua voltada para os melhores restaurantes da região, como a badalada Alameda Gastronômica.
Mas além dos bons pratos e iguarias que Visconde oferece, gosto de lá pois cada pedaço é cinematográfico ou uma atração, como a Ponte Tia Sofia, um icônico cartão postal da Vila de Maringá. A Ponte Tia Sofia faz a ligação entre os dois pontos gastronômicos e é cenário de muitas fotos. A estreita ponte lembra as construções saídas de contos e romances cruzando as corredeiras ruidosas do Rio Preto, na divisa dos estados. Bem idílica a Ponte Tia Sofia é uma das atrações de Maringá, nela o visitante pode transitar tranquilamente entre dois estados.


