Uma ponte que virou cartão postal
Com diversos atrativos e um beleza incomparável, a cidade do Rio de Janeiro não é o destino mais procurado pelos turistas à toa. Os pontos turísticos são vários, com alguns até icônicos, mas parece que a Cidade Maravilhosa tem a capacidade de se reinventar, criando novos points para cariocas e visitantes, foi assim com Boulevard Olímpico dentre outros. Aliás, as obras para os jogos olímpicos nos deixaram legados como o Porto Maravilha e outras que mesmo não destinadas ao turismo deixaram sua marca, como a Ponte do Saber.
Esta é a designação para a construção que liga a Cidade Universitária (Ilha do Fundão) ao continente, talvez daí o nome desta estrutura estaiada (obra, geralmente pontes que possuem apenas uma viga ou pilone que sustenta esteios ou cabos que por sua vez seguram a malha asfáltica). Iniciada em 2010, a Ponte do Saber foi inaugurada em 2012 e desde então tem instigado a imaginação de cariocas e visitantes com seu pilone que leva a diversas interpretações.
Seu arquiteto diz que buscou uma inspiração para a forma do pilar estrutural, mas muitos enxergam um pássaro, perna feminina, braço de guitarra dentre outros. De uma beleza que se adequou a paisagem, seja qual for a forma, a Ponte do Saber se tornou uma atração turística.


