Allan Robert P. J.
A ponte corcunda é assim chamada pelo ...
A ponte corcunda é assim chamada pelo seu perfil particular. De idade românica, com reestruturações sucessivas, tem 280 metros de comprimento com onze arcos desiguais entre si. A Ponte Corcunda (Ponte Gobbo), também chamada Ponte Vecchio (Velho) ou “ponte del diavolo” é uma antiga ponte de perfil irregular que atravessa o rio Trebbia em Bobbio, na Província de Piacenza. Existem três pares de edículas nos arcos maiores. Nas duas edículas do arco maior, chamado “della Spessa”, estão figurados Nossa Senhora da Ajuda e San Colombano.
De idade incerta, se pode intuir que foi construída depois da conquista romana do então borgo lígure-celta. Foram encontrados traços de uma ponte anterior mais abaixo, precedente à chegada de San Colombano em Bobbio. A construção atual é do século VII por obra dos monges da Abadia de San Colombano. Nos arquivos históricos de Bobbio se encontra um documento datado de 6 de Abril de 1196 que testemunha a manutenção da ponte. Para Bobbio era muito importante uma ligação com a outra margem do rio, que dava acesso às salinas termais, às termas da época romana, os fornos que produziam material para a construção, a ligação com a parte genovesa das posses do monastério. Por causa do caráter torrencial, de cheias imprevistas e devastantes e com frequente deslocamento do leito de pedras do rio, tornava-se problemático atravessá-lo, sobretudo nos meses de Inverno. Assim, a ponte foi sendo construída aos poucos, com as cheias do rio obrigando a estender os arcos até a margem onde se encontra a cidade. Nos últimos anos a administração pública municipal e as autoridades regionais deram vida a uma série de obras para frear o curso do rio e reparar a ponte dos golpes das cheias com pequenas margens levantadas. É possível atravessar a ponte somente a pé ou em bicicleta, uma vez que a ponte é estreita.
Diversas são as lendas que a construção de pontes na Idade Média criou, pois a construção e manutenção de uma ponte naquela época era obra de grande engenho. Por isso a construção de pontes deu origens a muitas lendas, que habitualmente tinham como protagonista o diabo, pois juntar dois lugares que Deus ou a natureza quis separar era visto por muitos como uma obra “diabólica”.
E a Ponte Gobbo é cheia de lendas.



+10