De planta regular e ampla, é o centro ...
De planta regular e ampla, é o centro vital da cidade, ponto de encontro dos milaneses para celebrar importantes eventos. Boa parte da praça é ocupada pela Catedral Duomo, com sua imponente fachada em estilo gótico. Em frente ao monumental Duomo, o Palazzo Carminati, enquanto as laterais maiores da praça se contrapõem simetricamente os Pórticos Meridional e Setentrional. Estes últimos dão acesso à Galleria Vittorio Emanuele II. O último lado é fechado pelo Palazzo dell’Orologio.
Durante todo o ano a Piazza Duomo é ocupada por vendedores de souvenirs, em barracas sob os pórticos, ambulantes que fogem ao primeiro sinal de fiscalização, milhares de turistas e suas histéricas máquinas fotográficas, vendedores de migalhas ou milho para pombos, trabalhadores do centro em frenético vai e vem e artistas de todos os tipos que oferecem um pouco de contemplação ou audição em troca de umas moedas. A praça pulsa e vive como poucos lugares do mundo.
Quando visitar a Piazza Duomo, tenha cuidado com os batedores de carteiras, não aceite as pulseiras grátis que os africanos oferecem (que de grátis não têm nada); não compre objetos dos vendedores ambulantes, ou correrá o risco de pagar uma multa que pode chegar a três mil euros; Não compre migalhas nem ofereça comida aos pombos, pois isso também é proibido, apesar do efeito fotográfico e nem tente entrar na Duomo de bermudas ou ombros de fora. Se em Roma como os romanos, em Milão, como os milaneses.