Allan Robert P. J.
Zona habitada desde a era neolítica, ...
Zona habitada desde a era neolítica, situada na confluência dos riachos Tidone e Chiarone (“pianél” deriva muito provavelmente de “piana” – plana, em italiano – a indicar o território plano entre os dois cursos d’água). Pianello Val Tidone é habitada sem interrupção através da Idade do Ferro, da Idade do Bronze, da Idade Romana, e por toda a Idade Média.
No século VII fez parte das posses da abadia de San Colombano, em Bobbio, outra cidade da Província de Piacenza; passou pelas mãos dos beneditinos do monastério de Piacenza; concedido como feudo nobre e perpétuo por Gian Galeazzo Visconti; ao capitão Jacopo Dal Verme, que fundou o Estado Vermesco, o qual se estendia até Bobbio, no vizinho vale do Trebbia.
A poucos quilómetros do centro do povoado, surge a Rocca D’Olgisio, uma fortaleza entre as mais importantes do norte da Itália, numerosas vezes assediada em batalhas pelo domínio do vale do Tidone. Durante a Segunda Guerra foi a sede do comando da Iª Brigada da Iª Divisão Partigiana Piacenza, tornando-se alvo da artilharia alemã.
Mas a paz agraciou também Pianello, que hoje produz vinho de qualidade como todos os povoados e cidades situados no vale do Tidone. Ruas tranquilas, com flores nas janelas e a proximidade do riacho Tidone fazem de Pianello um lugar agradável de visitar. A gastronomia local e o bom vinho convidam a retornar. Sempre.
Ler mais



+5