Experiência na neve
Minha noiva e eu fomos à Patagônia Argentina de 24/08 a 03/09/2015. Nosso objetivo era ter uma experiência na neve. Mas, para nossa grata surpresa, tivemos a melhor experiência em viagem de nossas vidas! Primeiro fomos a Ushuaia, a famosa cidade mais austral do mundo. Logo que saímos do aeroporto já experimentamos a sensação do frio e da neve. Incrível! Simplesmente indescritível. Tudo lá é muito bonito.
A cidadezinha é pitoresca. Tem um ar bucólico de uma estância. Fizemos passeios nos lagos Escondido e Fagnano (com direito a churrasco argentino no fim do passeio), passeio de catamarã até a isla Los Lobos, para apreciar os lobos marinhos e os cormoranes (no inverno, os pinguins migram) e no Parque Nacional Tierra del Fuego, onde andamos no Ten del Fin del Mundo e vimos a linda Bahia Lapataia. Desfrutamos de lindas vistas nevadas.
A cidade oferece rica gastronomia. Comemos o cordero patagónico, a centolla e a merluza negra. Tomamos muitos chocolates quentes cremosos com medialunas e bebemos vinhos malbec. Mergulhamos na cultura local, visitando alguns museus e andamos muito a pé pela cidade, de dia e de noite. Muito seguro andar por lá! Depois de 6 dias, partimos para El Calafate. Não tinha tanta neve como em Ushuaia, mas estava mais frio. Nosso primeiro passeio por lá foi no Parque Nacional Los Glaciares, onde tivemos a vista mais incrível de todas: o imponente Glaciar Perito Moreno. É uma coisa de louco estar diante daquela imensidão!
Cabe uma Buenos Aires inteira lá (e ainda sobra espaço)! Mas não paramos por aí. Fizemos um minitrekking por cima da geleira. E, para coroar de êxito nosso passeio, vimos nevar. Que experiência! No dia seguinte, resolvemos fazer um bate-e-volta até El Chaltén. A pequena cidade, que lembra um vilarejo, nos proporcionou vistas incríveis. Guanacos (lhamas selvagens) pastando livres, os cerros Fitz Roy e Torre majestosamente ao fundo das paisagens e o lago Viedma com seu glaciar homônimo. Tudo incrível demais! Pela cidade, igual a anterior, andamos muito a pé, rodeando o enorme Lago Argentino. Comemos muito bem lá também: hamburguesas, cordeiro, churrasco, pizza e, para finalizar, a trucha patagónica. Delícia! Tomamos sorvete e licor de calafate, o fruto que dá nome à cidade. Não deixamos de provar o dulce de leche.
Perfeitamente! Para finalizar os passeios, fizemos o Rios de Hielo, um passeio de catamarã que permitiu ver outros glaciares, como o Upsala, o Seco e o mais alto deles, o Spegazzini. Tudo muito bom! A hospitalidade dos moradores e a segurança nos surpreenderam. Podemos sem sombra de dúvidas afirmar que esta foi a melhor viagem que fizemos até hoje, culturalmente, gastronomicamente e paisagisticamente. Recomendamos! Edu e Malu


