Marcia Mendonça
Lugar inspirador...
Localizado no Centro histórico do Rio de Janeiro, entre a Lapa e a Cinelândia, o Passeio Público é o primeiro parque ajardinado do Brasil, e foi concebido por um dos maiores artistas do período colonial brasileiro: Mestre Valentim da Fonseca e Silva.
Construído em 1783, inspirado no Passeio Público de Lisboa e nos jardins do Palácio Real de Queluz, o Passeio Público do RJ foi o grande ponto de encontro da população carioca nos séculos XVIII e XIX.
Mestre Valentim projetou um parque com alamedas retas, que se cruzavam ortogonalmente, e outras formando diagonais. Em seu interior podia-se contemplar, além de variadas espécies da flora nacional, obras de arte confeccionadas pelo próprio Mestre Valentim, como chafarizes, esculturas, estátuas e pirâmides.
Por sua localização privilegiada, os visitantes desse Passeio têm acesso à Lapa, com seus restaurantes e bares, e ao Parque do Flamengo, onde é outro lugar imperdível.
O parque encontra-se tombado desde 1938 pelo então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, com destaque para o conjunto do Portão Principal, o do Chafariz dos Jacarés (a Fonte dos Amores) e o par de obeliscos.
Para ir ao Passeio Público há transporte público de quase todas as localidades.



+9