Praia, sol e sustentabilidade
Nos últimos anos, a preservação tem sido uma preocupação da prefeitura de Niterói, que vem criando uma série de parques em sua orla comprimida entre serra, mar e lagoas. Uma grande inciativa foi tomada com a criação do Parque Natural Municipal de Niterói, o PARNIT, que foi concebido em forma de mosaico o parque é dividido em três partes, ou setores (o da montanha, costeiro /lagunar e da Baía de Guanabara).
Com objetivo principal de preservar as áreas verdes restantes no município, além de possibilitar a ligação entre estas áreas da região, o PARNIT beneficiará a população local e gostam das áreas verdes e praias da região, já que serão organizadas trilhas e algumas praias serão tombadas. Setores que estão praticamente extintos da área metropolitana do Rio serão preservados e revitalizados, como as áreas de restinga e as lagoas.
Dentre as praias que serão preservadas está a parte final da Praia de Piratininga, conhecida como prainha (comprimida entre o bairro de Piratininga e o canal que sai do lago deste) e a Praia do Sossego (que já havia sido tombada desde o fim do século passado). Com diversas belezas a preservar, a criação do parque é uma boa notícia não somente aos amantes de natureza, mas para aqueles que gostam de praia limpas e sem a polução visual da ocupação humana dentro de uma cidade.


