Camila Sayuri
Parque Modernista
O Parque Modernista está localizado na rua Santa Cruz e abriga a Casa Modernista - considerada a primeira obra de arquitetura moderna do Brasil - projetada pelo arquiteto Gregori Warchavchik em 1927 e construída em 1928 para ser sua residência.
O parque é bem tranquilo e alguns painéis explicam sobre a obra de Warchavchik e o movimento modernista no Brasil, no qual ele foi o pioneiro ao publicar um manifesto em que defendia uma nova postura moderna em obras de arquitetura, em conformidade com o momento cultural da época, que buscava romper com as tradições em diversos campos artísticos.
Existem algumas histórias curiosas a respeito da construção da casa, como a que levou Warchavchik a apresentar o projeto de uma fachada inteira ornamentada para conseguir obter a aprovação da prefeitura, mas quando concluiu a obra, fingiu que a falta de recursos deixariam a construção "incompleta", permitindo que a casa ficasse do jeito que ele queria.
Ou como a do jardim - projetado pela esposa do arquiteto, Mina Klabin - que ampliou o bosque com uma plantação de eucaliptos rente aos muros durante a segunda guerra, por causa da construção do hospital nipo-brasileiro em frente à residência da família, que era de origem judaica.
Hoje em dia a casa encontra-se vazia, mas ainda assim é possível visitar a construção. O parque poderia ter uma manutenção um pouco mais caprichada, pois é um ponto onde os moradores costumam fazer caminhadas ou passear com seus cachorros.
Funciona de terça a domingo, das 9h às 17h.
Ler mais



+3