Agroecologia, jovens e arte
Atrás do novo shopping Pátio Batel, na área nobre da cidade, existe um charmoso e interessante mini-parque chamado Bosque Goom ou Bosque da Casa Goom.
A partir de uma antiga casa amarela e azul (criada em 1913 e tombada pelo patrimônio histórico desde 1989), que antigamente era uma repartição da Fundação Cultural de Curitiba, existia uma área verde, que pouco a pouco começou a ser frequentada pelos habitantes. Com o surgimento do novo shopping, empresários tentaram destruir o bosque para criar um estacionamento. Como a população respondeu? Ocupando, de verdade, o bosque!
Hoje em dia no espaço é possível encontrar uma horta pública e sustentável, mudas de árvores, intervenções artísticas e urbanas de artistas curitibanos, uma bio-construção e intervenções de amor nas árvores.
Na minha visão, o Bosque Goom representa o que há de melhor na geração jovem curitibana. Resistência a modelos insustentáveis e egoístas, geração de comunidade e economia solidária e espaço de expressão para os artistas locais.
Se você gosta de conferir iniciativas que recriem um mundo mais igual ou simplesmente gosta de natureza e conhecer gente, esse parque será bem compensador, durante a sua visita.


